"O desejo de um homem convícto é o primeiro passo em busca de um ideal a ser conquistado."
Heslley Couto



terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A Taça do mundo é nossa?





A taça do mundo é nossa?

A resenha de boleiro, começa lá no vestiário da minha equipe:

Temos a maioria (como era de se esperar) de portugueses, também 2 costa-marfinenses, 1 senegalês ,1 angolano, 1 nigeriano,1 argelino e por final 4 “brasucas”! Contas feitas, percebam que temos 3 nacionalidades aqui representadas, que vão se enfrentar na primeira fase da copa do mundo. Realizada pela primeira vez em solos africanos. Faltou um representante norte-coreano,e este no nosso papo de boleiro ficará em desvantagem!

Esta semana a maioria da resenha do balneário(vestiário como é conhecido em terras tupiniquins) girou em torno do assunto: Grupo G da próxima copa do mundo, que será composto por: Brasil, Portugal, Costa do Marfim e Coreia do Norte. Este com certeza será um dos grupos mais difíceis da competição.

O Brasil é favorito em qualquer competição que entra. Portugal tem excelentes jogadores, e conta também com 3 luso-brasileiros: Deco(Chelsae ING), Pepe(Real Madrid ESP) e Liedson(Sporting PT). Liedson que estreou pela seleção Portuguesa já na fase final das eliminatórias, apontando 2 gols e sendo decisivo em uma fase que Portugal estava carente de gols e vitórias. A seleção precisou ir às repescagens para garantir a vaga, vencendo a Bosnia em jogos difíceis! Mas isso não tira o mérito desta forte seleção.

A Costa do Marfim tem uma seleção também muito talentosa, liderada pelo seu capitão Didier Drogba(Chalsea ING) que também conta com compatriotas como: Eboué (Arsenal ING),Iaia Touré (Barcelona ESP).Além disso joga em seu continente, oque se torna uma vantagem.

Já a seleção norte-coreana não tem nenhum jogador de expressão, não é uma seleção que “impõe respeito”, mas pode ser tornar a zebra do grupo,e com certeza tentará isso. Lembrando que a escola asiática vem crescendo muito nos últimos anos, e a seleção Norte-Coreana já ajudou a afastar a temível seleção Italiana na copa de 66.Por tanto, nada de já ganhou!

A galera no vestiário viveu uma semana de brincadeiras, desafios, apostas...e eu, em tom sarcástico disse que quem se classificará será a Costa do Marfim e Coreia do Norte, e que o Brasil e Portugal morrerão juntos, abraçados no ultimo jogo, já que ambas só se enfrentarão na ultima partida. Oxalá minha piadinha não se concretize!(rsrs).

Mas o futebol é mágico por estas coisas. Não é uma ciência lógica, não dá para dizer que já ganhou antes da bola rolar! Apesar de sabermos que Brasil e Portugal estatisticamente ou como prefiram definir, são favoritos no grupo, ainda não podemos estar a espera da fase seguinte, sem antes passarmos por esta!

Boa sorte aos companheiros de clube e boa sorte aos norte-coreanos que não estão representados no nosso vestiário. E que vença o Brasil! Ops, e que vença o melhor! (dá na mesma!).

Espero muito que esta copa além do espírito desportivo, espírito de amizade, companheirismo, fair play e muitos outros, nos leve também a notar a beleza deste continente que tem um povo alegre, solidário e cheio de esperança! Esperança esta que se renovou com o fim do APARTHEID, e agora ganha forças! Dando motivação para este povo que tanto merece!

Um forte abraço e torçam com moderação!
DEUS vos abençoe.

Heslley Couto

1 comentário:

  1. que isso hein parceiro,ta escrevendo pra caramba,muito legal o blog,parabéns.se precisar de alguma força para escrever algum artigo estamos ai para ajudar.

    ResponderEliminar